uniformes profissionais

Orçamento Alternativa Uniformes ORÇAMENTO

voltar ao início do blog

Blog

Tipos de uniforme: tudo o que sua empresa precisa saber antes de escolher o modelo ideal

Sua empresa precisa de modelos mais sociais ou casuais? Ou, ainda, com peças específicas para cada uma das funções dos colaboradores? Descubra tudo agora

 

Você sabia que existem diferentes modelos de uniformes? Eles podem variar de acordo com as necessidades de cada atividade profissional e, por isso, antes de decidir qual modelo adotar, é importante conhecer os tipos de uniforme.

Além de uma ótima ferramenta de marketing para empresa, os uniformes levam mais praticidade ao dia a dia dos trabalhadores e contribuem para a identificação da equipe e confiança dos clientes.

Para isso, é fundamental que seus colaboradores tenham o modelo de uniforme adequado para a atividade que desempenham. Para saber mais sobre a importância do uso dessas peças, acesse o link.

Neste artigo, vamos conhecer os diferentes tipos de uniformes e entender como cada um deles atende às especificidades de diferentes serviços ou atividades.

brutasnov

Porque sua empresa deve escolher um tipo de uniforme?

O uniforme profissional é um item de extrema importância nas empresas, e escolher o melhor modelo envolve uma série de variáveis, desde sua função, até a harmonização das diversas áreas da empresa.

Hoje, o uniforme não é apenas mais um utilitário, e sim um modo para que o colaborador se sinta valorizado dentro e fora da empresa.

Por isso, é necessário ter o mesmo cuidado com a roupa de trabalho, o mesmo cuidado que se tem com a roupa de moda, observando o estilo, conforto, qualidade e beleza. 

O uniforme também é uma opção para evitar problemas com a vestimenta dos colaboradores. Isso porque as pessoas procuram se diferenciar, criando seu próprio estilo, e podem optar por roupas não tão apropriadas e que não façam jus à imagem da empresa.

Assim como as profissões têm suas tarefas e deveres próprios, há, também, um tipo de uniforme destinado para cada uma delas. 

É importante que o dress code, ou código de vestimenta, seja respeitado em cada atividade para garantir o padrão do vestuário, bem como a higiene e segurança dos próprios colaboradores.

brutasnov

Quais são os principais tipos de uniforme?

A principal diferenciação dos tipos de uniforme se dá de acordo com a função desempenhada pelo colaborador. Para definir o tipo de uniforme apropriado a cada função, você deve considerar:

  • A área de atuação do profissional;
  • As atividades desenvolvidas no dia a dia;
  • A jornada de trabalho;
  • A paleta de cores da marca;
  • O tipo de tecido;
  • O modelo da peça.

UNIFORME SOCIAL

Como o nome já diz, o uniforme social é indicado para ambientes formais, onde há a necessidade de transmitir seriedade. 

Estes tipos de vestimentas para o trabalho são feitos em tecidos mais leves, e ganham linhas mais elaboradas. Alguns permitem muita criatividade na hora de criá-los. 

Esse modelo de uniforme para um ambiente formal, como sedes de empresas, escritórios, agências ou serviço público, deve ter um apelo estético, um ótimo caimento e tecidos com tecnologias que aumentem a durabilidade do item e o conforto dos colaboradores.

Peças com a presença do elastano e poliéster na composição do tecido são muito indicadas para uniformes administrativos, uma vez que elastano garante maciez, conforto e flexibilidade. E o poliéster evita o desbotamento da cor, fazendo com que a peça tenha mais durabilidade.

UNIFORME PADRÃO

O uniforme do tipo padrão é indicado para profissionais que também prestam atendimento ao público. Porém, esta é uma opção para empresas que não têm um dresscode tão formal e, em alguns momentos, até transmitem um espírito jovem e casual no trabalho.

Por essa razão, tais corporações podem apostar em modelos de uniforme com mais detalhes e tonalidades diferentes, mas sem exageros. Aqui, as peças em algodão ou jeans também são bem-vindas.

UNIFORME OPERACIONAL

Para os trabalhadores da área operacional, como eletricistas, mecânicos e jardineiros, recomendam-se uniformes operacionais resistentes. 

As principais exigências são que tenham conforto térmico e flexibilidade, para garantir mais mobilidade aos movimentos durante o uso.

O modelo e material do uniforme operacional devem proteger os colaboradores do contato direto na pele com substâncias abrasivas, agentes químicos, minerais e tantas outras matérias-primas que são manuseadas na rotina de trabalho.

Os uniformes operacionais para ambientes de indústrias e obras também têm como função garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais, por isso, entre os modelos de uniformes utilizados para o setor, os mais empregados são os trajes. 

Outra vestimenta também comum à linha operacional é composta por calças e jalecos, em cores mais neutras ou que remetem à identidade corporativa da empresa ali representada.

brutasnov

Tipos de uniforme conforme as profissões

O uniforme deve oferecer conforto e proteção ao longo da jornada de trabalho. Por isso, é imprescindível avaliar antecipadamente as necessidades dos colaboradores e o segmento em que eles atuam para fazer a escolha mais assertiva possível. 

Setor de serviços: são profissionais que, em geral praticamm bastante esforço físico. Portanto, necessitam de peças que favoreçam a transpiração e a mobilidade, como camisetas de algodão, calças de brim e jaquetas leves (para os dias de temperatura mais amena). 

Setor administrativo / escritórios: o grupo de roupas sociais para escritório é formado por peças como camisa, camisete e calça social, entre outras. Algumas empresas aderem às saias ou vestidos para o setor feminino nos dias de temperatura mais agradável. Tudo depende do posicionamento e da identidade da marca. 

Setor de alimentação: um aliado contra manchas e produtos químicos, o avental faz parte, principalmente, da rotina de trabalhadores que atuam em cozinhas industriais ou de restaurantes comuns. 

O dólmã é outra peça usada no setor alimentício, principalmente, por chefes de cozinha. Assim como o avental, garante higiene no momento de manipular os alimentos. 

Cabe reforçar que a recomendação é que estes uniformes sejam trocados diariamente e seu uso seja restrito ao ambiente de trabalho para evitar contaminações.

Oficinas mecânicas: o clássico macacão é a peça fundamental para quem trabalha em oficinas mecânicas e lida diariamente com graxas, óleos e outras substâncias. 

Além disso, a peça, que reveste o corpo todo, ajuda a proteger o profissional contra arranhões ao lidar com a manutenção dos veículos. 

Área da saúde: os jalecos são itens indispensáveis para garantir a proteção do profissional da saúde, como médicos, dentistas e enfermeiros, e também dos próprios pacientes. 

A cor branca ajuda a identificar a higiene e limpeza do profissional, denunciando possíveis manchas e outras sujeiras.

brutasnov

Bom, agora que você já conhece os tipos de uniforme, é hora de nos procurar para escolher os melhores modelos para os seus colaboradores. Conforto, segurança e qualidade são fundamentais para sua empresa e para a Alternativa Uniformes.

Compartilhar

Você também poderá gostar

Rolar para cima
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!